Páginas

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Gueixas



Elas são muitas vezes confundidas com prostitutas de luxo pelos ocidentais. Mas a arte de ser uma gueixa é algo bem próprio dessa cultura milenar, e não envolve relações sexuais. É uma arte. Acho que nossa percepção equivocada é devido ao fato de se saber tão pouco sobre elas. Mesmo os próprios japoneses quase não têm contato com gueixas.
A palavra “gueixa” significa "pessoa que vive das artes”. Elas passam anos estudando as tradições japonesas e utilizam elementos artísticos para entreter seus convidados. Passam por anos de aprendizado duro, iniciados mais ou menos aos 13 anos. Se utilizam de versos,instrumentos musicais, contam histórias, conversam sobre diversos temas. Seu trabalho é oferecer aos seus clientes a fantasia da mulher perfeita, delicada, atentas e lisonjeiras. É claro, não é qualquer uma que pode ser cliente de uma gueixa, apenas políticos, lideres, empresários...
Nas épocas de recessão econômica, muitos pais vendiam suas filhas para as casas de gueixas (chamadas de okiya). Hoje em dia, as jovens escolhem se querem seguir esse caminho da mesma forma que optam por uma profissão.
Embora esses artistas sejam importantes para manter viva a tradição e a cultura japonesa, o número de gueixas diminuiu grandemente ao longo dos anos: no início do século passado havia cerca de 80 mil gueixas no Japão, hoje estima-se que existam apenas 2 mil.



Nenhum comentário:

Postar um comentário