Páginas

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Saquê



Hoje foi começar falando do saquê, a tradicional bebida japonesa, feita a partir da fermentação do arroz. Pode ser considerado uma especie de “vinho de arroz “. Essa bebida é tão importante que é oferecida aos deuses xintoistas, além de ser a bebida oficial de grandes ocasiões como festas, aniversarios, etc. Sem falar que você já deve ter visto muitas vezes em animes, Tenchi Muyo, por exemplo, é constante o seu uso pela Ryoko.

Não vou entrar em detalhes de como ele é fabricado, basta apenas citar que é devido a fermentação do arroz. Porém, vou falar sobre os principais tipos de saquê, pois são muitas variedades e não se é possivel comentar todas.


Junmai-shu: o saquê mais puro, feito apenas com água, arroz e koji, sem ter adição de nenhum outro ingrediente.


Honjozo-shu: esse leva a adição de uma pequena quantidade de álcool, fazendo com que o gosto se torne mais suave e agradável ao paladar.


Ginjo-shu: o arroz é polido para ficar com apenas 60% de seu volume. Dessa forma fica com uma menor quantidade de proteínas e gordura. Depois, e´fermentado por um longo tempo em temperaturas baixas


Daiginjo-shu –mais uma vez o arroz é polido perdendo 50% de seu. É um tipo de saquê que exige muito trabalho em cada nível do processo.


Namazakê – É o saquê que não é pasteurizado, e deve ser guardado na geladeira.


Nigori-zakê – Não é filtrado.


No Japão, o termo saquê é mais abrangente e pode significar qualquer bebida alcoólica, distinguindo-se freqüentemente a bebida japonesa como “nihonshu” (literalmente saquê do Japão) ou “seishu”.Geralmente servido em copos de porcelana antiga ou em pequenos copos de madeira, conhecidos por masu.


.Fonte: www.culturajaponesa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário